5 Dicas para deixar a casa mais alegre e confortável


 

Projeto da arquiteta Guta Louro, em São Paulo (Foto: Romulo Fialdini)

Ao permanecer em nossas casas queremos nos sentir bem e confortáveis. Para alcançar esta sensação desejada, os detalhes na decoração fazem, sim, toda a diferença. Eles vão muito além da estética, podem transformar o ambiente em um local mais tranquilo, prático e aconchegante, trazendo assim, mais leveza para o dia a dia.


Alguns passos simples podem ser utilizados para mudar os ambientes sem grandes reformas. A decoração no estilo faça você mesmo, ou DIY - Do It Yourself, em inglês – como é geralmente conhecida, está em alta e possibilita conferir mais personalidade ao lar, principalmente por ser o resultado de produtos criados de forma artesanal.


Um dos objetos que têm esse potencial de transformação são os quadros. Com eles, é possível redecorar completamente uma parede e renovar o espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco. Com mais de 10 anos no mercado, a Urban Arts conta com mais de 140 mil opções obras em seu acervo de 6 mil artistas entre fotos, pinturas e peças de artes, que são capazes de renovar totalmente qualquer espaço. Para dar dicas de como modificar os ambientes e deixar a casa mais confortável e alegre, a marca convidou a arquiteta Guta Louro para dar dicas. 

Confira:

1 – Aproveite a iluminação                                      

"A iluminação é fundamental para decoração. Desde a valorização da luz natural com as janelas até pontos com lâmpadas, pendentes e luminárias", afirma Guta. Além de exercer uma forte influência no nosso dia a dia, para ela, uma boa luminosidade, é responsável por criar um espaço mais elegante, clean e convidativo. Por isso, aproveite as janelas e aposte em tecidos leves, que deixam a claridade e a ventilação fluírem.

2 – Utilize os elementos visuais

Quadros, tapetes e alguns objetos são peças chave em um projeto moderno. Esses elementos são fundamentais para conferir personalidade ao ambiente. "Não há nada melhor que fotos, pinturas e todo tipo de arte com as quais você se identifique e que reflita o estilo do seu lar", lembra a arquiteta. Entre as mais de 140 mil obras disponíveis na Urban Arts, é possível apostar em desenhos, fotos de cartões postais, imagens inspiradoras, entre outros. "O importante é começar e terminar o dia vendo algo que inspire e que alegre", completa.

3 – Mantenha a organização

"Casa bagunçada é sinal de que alguma coisa está errada", destaca Guta. Algumas das principais dicas para quem quer manter a organização é desapegar do que não se usa mais, arrumar os itens novos e, claro, abusar da criatividade. Para ela, a harmonia e o equilíbrio no décor auxiliam para manter tudo em ordem. Uma excelente aposta é explorar elementos neutros para fazer contraponto com peças mais marcantes. Na sala, insira pequenos objetos marcantes. Já para espaços mais descontraídos e modernos, os detalhes se destacam, desde a paleta de cores mais vivas e fortes, até os revestimentos, mobiliário e peças decorativas.

4 – Madeiras criam clima de acolhimento

Um diferencial na decoração também pode ser utilizar móveis ou objetos em madeira. Além de resistentes e de grande durabilidade, eles conseguem se adaptar aos mais diversos estilos, do rústico ao contemporâneo. Seu aspecto natural cria um verdadeiro impacto visual e ainda agrega mais sofisticação e conforto. No mercado existem vários tipos de madeira, de diferentes tons, espessuras e texturas, e o uso delas sempre deixa o espaço mais aconchegante. "A madeira mais escura ou natural, auxilia em um clima mais rústico, já a base de tons claros, mantem a elegância e a leveza", destaca.

5 – Crie sensações além da visão

A visão é o componente mais importante quando falamos de decoração. Porém, pensar na paginação de casa é algo que vai muito além do aspecto visual. Explorar outros sentidos no projeto de interiores é perfeitamente possível. A audição, o olfato e o tato também podem auxiliar quando desejamos criar um espaço alegre e harmônico. "Ambientes tranquilos, com pouco barulho, com um frescor de plantas e com elementos que contenham textura, como mantas e revestimentos com relevos, podem criar uma sensação leve e serena para o cérebro", completa Guta.

 

Urban Arts

www.urbanarts.com.br

@urbanarts






Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !