Dicas para acertar na iluminação do home office

O home office  deixou de ser tendência e virou uma necessidade. Diante de um período de adaptações, ter um espaço em casa para trabalhar de forma remota, sem perder a produtividade, se tornou essencial. Para isso, a iluminação é uma grande aliada! Diversos estudos apontam a relação de um ambiente bem iluminado com o aumento dos níveis de cortisol – responsável pela sensação de bem-estar. Do mesmo modo, que um local com pouca ou muita luz poderá refletir negativamente na qualidade do seu dia.

Abajour de mesa Kotte, da Nordecor (REF LL7030)

Pensando nisso, o designer de interiores Bruno Bressan, em parceria com a importadora de produtos de iluminação Nordecor, reuniu algumas dicas sobre o assunto para ajudar a encontrar o equilíbrio ideal na iluminação do seu home office:

Luminárias
Para agregar mais funcionalidade ao home office, optar por luminárias lineares e direcionáveis é a melhor opção. Dessa forma, é possível adequar o foco de luz para o local que requer mais atenção. As luminárias de mesa também são uma opção versátil e funcional, podendo complementar a iluminação do ambiente.
Abajur de coluna Kegle, da Nordecor (REF LL7020)

Fitas de LED
Além de auxiliar na iluminação, as fitas de LED podem dar um toque de personalidade ao seu escritório em casa! "Instalá-las em prateleiras superiores à mesa de trabalho pode diminuir as sombras do ambiente. Além disso, outra opção é abrigar as fitas no forro, criando um efeito super bacana", comenta Bressan.

Posição
Para evitar reflexos na tela do computador, o arquiteto ressalta que a luminária nunca deve ser posicionada atrás da cadeira de trabalho. "Opte pela instalação à frente da cabeça e com fácil articulação ou, então, fixa, mas mantendo uma uniformidade de luminosidade", afirma.

Temperatura
Para locais que exigem mais atenção e foco, é indicado o uso de lâmpadas com temperaturas mais frias. Isso se deve à semelhança da coloração à luz do sol em suas horas mais intensas, gerando um efeito mais concentrado no corpo. Escolha lâmpadas que variem de 4000k a 6000k.
Uma dica para quem trabalha no quarto é adquirir abajures com temperaturas mais quentes. Assim, quando for o momento de descansar, apenas essas lâmpadas ficam ligadas.
Pendente Striel, da Nordecor (REF: LD5065)

Estilo
A boa notícia é que no home office quem determina o estilo é você! É claro que seguir um padrão mais organizado e clean pode ajudar na rotina, mas a escolha dos materiais, cores e texturas devem refletir sua personalidade e da sua casa.
"É importante se atentar para um ambiente com poucos obstáculos, cadeiras confortáveis e uma iluminação adequada de acordo com as horas que irá passar nele", completa Bruno.








Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !