5 cozinhas para provar que pequenos espaços podem ser sinônimos de personalidade

Uma das protagonistas na hora de projetar, a cozinha tem ganhado cada vez mais destaque nas casas. Pensada para facilitar a rotina e, ao mesmo, receber bem, o espaço é berço de diversas soluções e praticidades. Ainda que com metragens reduzidas, o ambiente pode surpreender e ser parte fundamental para compor o décor do lar.


Pensando nisso, convidamos as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, para compartilhar algumas dicas com quem está pensando em reformar ou construir. Confira:


Integração

Mais que uma tendência, a integração veio para ficar! E, se você está buscando otimizar espaço, essa é uma dica crucial. Derrubar algumas paredes pode garantir um ambiente mais fluido e acolhedor, já que há mais espaço para confraternizar. "Neste apartamento de 82 m² optamos por integrar o segundo quarto ao living, que também foi unificado com a cozinha e a sala de jantar, ampliando a área social", comenta Carolina.



Marcenaria Planejada

A marcenaria bem planejada pode ser uma carta na manga para quem deseja um ambiente mais funcional. Com elementos criados exclusivamente para o projeto é possível adicionar multifunções aos objetos. Um exemplo disso é o móvel criado para esta cozinha integrada, que de um lado serve como apoio para o micro-ondas e pequenos utensílios e do outro como um painel para a TV.



Não tenha medo de ousar

Pequenas cozinhas não precisam – e nem devem – ser sinônimas de ambientes sem vida. "Nós gostamos de apostar em elementos de destaque para garantir a personalidade de cada projeto", afirma Lisa. Neste aparamento paulista de 48 m², o painel ripado ao lado da cozinha garante a sensação de aconchego, já a obra de arte da Urban Arts traz um ponto de cor ao espaço.


Nesse outro projeto, a cozinha, integrada à churrasqueira, ganha ares industriais com o painel aramado, super moderno e arrojado.




Paleta de cores

Pensar em uma paleta de cores mais unificada traz uma sensação de continuidade ao ambiente. Se você deseja um toque extra de charme, aposte em texturas que sigam a tonalidade escolhida. Para essa cozinha que, integrada a lavanderia, conta com 7,60 m², o tijolinho de metrô branco foi escolhido para revestir a parede.





Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !